Vicent em seu Auge, os ataques do editor CHI e outras atualizações da semana
- O Mensageiro Anônimo
- 14 de ago. de 2022
- 6 min de leitura
[publicação referente à 25 a 29/09/2021. Arquivo dos jornais do RPG]
Em uma estação tão quente como o verão conseguiu se tornar ainda mais intensa e fervorosa com os acontecimentos dos últimos meses. Além dos fatos que renderam matérias completas neste jornal, o aparecimento da "Revista CHI" e as ações de menos impacto na corte também merecem ser mencionadas. A edição do Jornal Il Messaggero separou aqui todas as outras atualizações desta semana:
O Auge e a fama de Vicent Kaff

Vicent Pietro Borelli di Kaff-Bankoff, 35 anos, é um desenhista, pintor, músico, historiógrafo e aristocrata italiano. Nascido e criado em Urbino, na região do Lácio, é descendente dos duques de Urbino e fez parte das massas italianas que apoiaram a investida de Nero na ascenção ao trono Piemontês, além de posteriormente apoiar Piemonte no episódio de anexação da Itália. Embora o papel costumeiro da nobreza italiana sob à vassalagem da Casa de Sabóia seja político-administrativo, o aristocrata se vê popular por sua arte e conquistas na corte. No último verão, o artista cujas principais criações são pinturas à óleo em tela foi convidado para participar da tradicional Exposição de Artes Clássicas em Belgrado - na Sérvia - junto às obras de arte clássicas e contemporâneas dos mais renomados artistas da europa. Nos dois dias em que esteve fora, Vicent foi protagonista de reportagens e entrevistas para as edições de jornais mundialmente lidos como o tradicional Le Mondé e o The Telegraph. Confira aqui o trecho do discurso cedido aos colunistas presentes na exposição, incluindo Giovanni Donatello, o colunista cultural do Jornal Il Messaggero: "Saúdo a todos aqui presentes, o anfitrião, Slatan Sletivc, o Presidente do Museu de Artes Nacionais Sérvias. Primeiramente ressalto meu prazer de vim até Belgrado, para essa exposição; Ver uma cidade mudada desde da última vez que pisei em solo sérvio. Todos nós precisamos de arte, não é mesmo? O quê seria de nossa vida sem artes, sem exposições, sem expressão, sem a arte? Nada! E além de tudo: Temos que levar-a às pessoas; Não levar uma arte chula, mas sim, levar uma arte bonita, que tenha sentimentos e realidade nela. [...] Essa exposição é a prova que a boa arte ainda sobrevive, embora estarmos em tempos difíceis para ela."

A exposição contou com diversos quadros que representavam a visão do autor sobre si próprio, chamando atenção por suas técnicas de pintura. Seu quadro mais chamativo foi o óleo sobre tela: "Eu, o Fumante", que representava uma visão de si mesmo em sua introspecção causada por seu quadro conhecido de Síndrome de Asperger, lendo um livro em um ambiente turvo que poderia se tratar de qualquer lugar, já que a personagem se encontrava muito distraída em seus próprios pensamentos para se dar conta do ambiente à sua volta.
Após os dois dias de evento, o aristocrata italiano embarcou novamente para a Itália com rumo à Turim, onde seria recepcionado no Palazzo Reale di Stupinigi.
Exposição em Turim revela a Admiração de Duque Romano por Princesa Napolitana

Uma vez em solo italiano, Vicent Kaff foi convidado a expor a sua arte em uma mostra cultural na Galeria de Estado do Palazzo Reale di Stupinigi, que contou com obras inéditas em relação à sua exposição em Belgrado. A mais notável - e alvo de teorias e comentários doces pelos visitantes - foi o retrato da Princesa Luna de Nápoles. Embora não houvessem comentários do próprio autor sobre a obra de Luna, admiradores sugerem um sentimento nutrido pelo Duque sobre a musa da pintura. Tal sentimento - que pode ser uma amizade, admiração ou até mesmo amor - é evidenciado principalmente pela tamanha riqueza em detalhes dada aos olhos de Luna. O detalhe sugere que quando o pintor enxerga a musa, ele admira principalmente os seus olhos - de onde nao consegue desviar a atenção. Assim como em Belgrado, o nobre e artista foi deveras aplaudido por todos os presentes, faturando uma generosa bonificação. Não se tem notícias de quando as obras estarão disponíveis para venda, mas o esperado é que haja uma moderada fila de espera para a compra de seus quadros - em especial a estrela de Belgrado "Eu, o fumante".
Os Ataques à Nobreza pelo editor da "Revista Chi"

Aparentemente, o foco da edição da Revista Chi Magazine mudou. As "reportagens" do livreto de quinta categoria que conta rumores sem revelar fontes ou fatos passou - desde a última edição - a ousar ainda mais em seus alvos, incluindo membros da nobreza italiana. Sabemos que é livre a liberdade de imprensa, mas a Calúnia e a Difamação seguem como crimes em vários países da Europa. Seu primeiro alvo - como já é de se esperar - foi a outrora Princesa de Milão, Bianca Visconti. Evitando mencionar na capa para não gerar um alarde inicial, a revista chegou tranquilamente à todas as bancas quando seus consumidores começaram a espalhar boca-a-boca a coluna que acusa o atual príncipe de drogar a própria irmã para assumir o seu lugar. Veja a coluna na íntegra: Uma história sem pé e cabeça, em um dia a jovem princesa detentora da riqueza que o seu título a lisonjeia, isso mesmo estamos falando da Bianca Maria Lombardo, linda, dona de um corpo de invejar todas as mulheres nobres da corte, mas, todavia, no entanto, ela aparece em uma reunião com presença de vossa majestade, toda inconsciente do seu habitat, e a partir daí tudo tombou.

No mesmo dia seu irmão querido soltou a timidez e mostrou ser um homem valente e de coragem, capaz e astuto, assumindo seu posto neste importante reunião para decidir os ministros do país.... tadinha... Mas quem perdoa é deus meus queridos, passarinhos me contaram que seu valente irmão “Sua Alteza Ilustríssima, Orytel Lombardo, Príncipe de Milão” estaria a drogando para que ela sofresse um vexame que a destituísse de seu cargo, o novo príncipe não bobinho logo assumiu sua cadeira como príncipe de Milão...
Tadinha de vossa princesa Bianca, trancafiada e presa nas mãos de seu gentil irmão... Muito estranho meus amores, do nada a jovem princesa some.... agora teve sua alta, mas está presa no palácio a espera de um príncipe encantado para salvá-la das garras do dragão Orytel. Mas são somente boatos meus queridos, pode ter mais fogo nessa lenha, ou podem ter colocado muita água nela...
Tentei contato com Orytel amores, mas o mesmo não quis se pronunciar ou se defender a respeito.
Tarde demais para ser tirada de circulação à tempo de conter os boatos, a polícia investiga a identidade e o paradeiro do editor que deu a coluna para ser publicada na Revista Chi. Uma vez que a imprensa é protegida pela constituição, nada pode ser feito à produtora, mas sim ao repórter - caso não apresente provas do que disse. Devido à gravidade da situação, a polícia foi acionada e dará inicio às investigações contra o atual Príncipe de Lombardo e Milão.
Mas isso nao é tudo! Não contente em alfinetar apenas dois dos familiares da Família Visconti, o filho de Orytel ainda foi alvo de especulações, associando-o romanticamente ao Marquês de Taranto Mariano de Valois-Bourbon. Leia:

Já que vamos falar dessa família, não podemos dizer somente males, o sobrinho de Bianca tem uma beleza de invejar, ele chegou na corte arrasando corações e passarinhos me contaram que ele te um caso especial com nada mais nada menos que um mrquês da região de Nápoles, mas são só passarinhos meus amores. Mas estamos numa época em que tudo é permitido, por que não dois nobres da realeza, aquilo que sonhamos nos filmes, acontecer com dois homens.... Mas será que o pobre e conservador tal duque de Nápoles pode ser tabloide de tamanha situação? Um estado conservador, deve manter seu conservadorismo, amores. Mas que seriam um casal lindinho, seriam não é mesmo? Espero que isso seja verdade amores, vamos ver o desenrolar da história, o tiozão aqui está de olho. Uma vez que o Marquês de Taranto é o único com este título na região de Napoles, ele torna-se o único alvo da fofoca, que agora já toma proporções gigantescas. Não se sabe qual a reação do nobre nem há posicionamento sobre o assunto, visto que está em viagem. O Visconde de Mantua, no entanto, fugiu de posicionamentos na mídia por toda a semana, o que só ajudou a fomentar as opiniões de que seja verdade.
Comentários