Exumação dos Corpos de Suas Majestades, o Rei Giovanni III de Sabóia e Nero I dos Italianos
- O Mensageiro Anônimo
- 30 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Foram iniciadas obras simultâneas na Basílica de Superga (Turim) e Basílica de Bonaria (Cagliari) para reformas. Segundo a Palazzina Reale di Stupinigi, os corpos de Suas Majestades, ambos palco de grandes conflitos e escandâlos do passado, serão exumados para a reforma de seus respectivos túmulos e ficarão em laboratório apropriado e climatizado para preservação do caixão e restos mortais, além de garantir a segurança dos corpos.

Um dos fatos que motivaram a reforma foi o fato de que Giovanni III de Sabóia ainda estava "sepultado" ao lado da esposa, Maria Pia de Sabóia que "retornou dos mortos" após a ascensão da Imperatriz Chiarina da Itália, de apenas quatorze anos de idade na época, em busca de liderar a regência da Itália; o que acabou fracassando após a maioridade antecipada de Sua Majestade Imperial. O último Rei de Sabóia ganhará um túmulo próprio em Cagliari e uma nova placa estilizada para sua sepultura.
Já em Turim, no Panteão dos Sabóia, o antigo túmulo do Rei Nero I dos Italianos será reformado para receber novos adornos imperiais e uma efígie como tampa, que é maior em alguns centímetros que o túmulo anterior, se tornando um dos "importantes" entre vários outros no local. A Casa Real de Sabóia tem por costume fazer túmulos maiores para fíguras mais importantes, como é o caso da Rainha Ginevra I de Sabóia que tem seu corpo múmificado exposto através de um vidro aprova de balas.
Em Nota, a Imperatriz da Itália informou que gostaria de corrigir alguns erros do passado, entre seu nascimento, ascensão, queda da regência e maioridade declarada, dando um fim mais digno a aqueles que agora pertecem a história da nação italiana, especialmente como filha de dois pais.
Comments