A Morte que poucos falam: Grã-Duquesa Josephina
- O Mensageiro Anônimo
- 7 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Já há muito tempo desde que a Grã-Duquesa consorte de Sabóia foi vista com vida pela última vez. O gabinete real do Pallazzina di Caccia di Stupinigi confirmou que S. A. acordou sem vida à imprensa italiana apenas após questionamentos, e pouco foi falado desde então.
Sua alteza já não era vista em comemorações e em eventos oficiais, e os boatos já rodavam soltos pela capital do Piemonte de que S. A. S. se mostrava quieto e abatido já a algum tempo. Pensávamos que era devido à doença de seu tio mais próximo, o duque de Aosta, que veio a falecer recentemente e deixou toda a nação de luto. Vincenzo dedicou sua vida à política de Sabóia, ocupando por anos o cargo de Chanceler Real. Todo o luto que envolve o Stupinigi nos parece um mistério, até que tivemos acesso aos documentos da morte de Josephina jamais publicados: "Não se sabe ao certo a causa da morte. Josephina já se encontrava debilitada e fraca, porém sua morte foi repentina e sem explicação. O reino se encontra de luto juntamente com toda a família dos monarcas. Com a notícia, as bandeiras do palácio de caça foram recolhidas. A data da cerimônia religiosa do enterro será em 12 de julho na Capela de São Humberto. O triste evento será fechado ao povo, e será restrito a familiares e amigos íntimos, sem grande alarde; como o pedido da falecida."
O documento foi gentilmente cedido pelo Gabinete, que insensivelmente jamais o publicou.
À Sua Alteza Josephina de Sabóia, presto aqui sua última memória. Saiba que o povo de Sabóia terá eternamente luto pela senhora. Josephina foi a primeira esposa de Giovanni, que sempre demonstrou muito amor. A Dama de caça deixou apenas o seu marido viúvo, com quem não chegou a ter filhos.

Comments