Ordens Honoríficas
Ordens Honoríficas da Casa de Sabóia e as Personalidades Merecedoras
As Ordens Honoríficas são galardões dados em reconhecimeno à serviços relevantes prestados à nação. Geralmente, são criadas pelo Chefe de Estado e possuem graus de hierarquia, sempre começando pelo seu Grão-Mestre. Uma condecoração não faz de você nobre; as Ordens Honoríficas são dadas por merecimento à qualquer camada social.
Abaixo estão listadas as Ordens Honoríficas em vigor, seu significado e seus membros:
Ordem Civil de Sabóia
A Ordem Civil de Sabóia é uma medalha de honra criada para recompensar os méritos e virtudes de origem Civil, e não militar. Seu Fons Honorum é tradicionalmente o Chefe da Casa Real de Sabóia.
A Medalha consiste em uma cruz de Ouro em azul-esmalte, um disco branco com a inscrição "Al Merito Civile" e a data de sua premiação. No centro da medalha, o monograma real do monarca reinante responsável pela consagração.
Está dividida em quatro graus:
- Cavaleiro/Dama de Grã-Cruz (Privativo à Sua Majestade);
- Cavaleiro/Dama Grão-Oficial;
- Cavaleiro/Dama Comendador(a);
- Cavaleiro/Dama;
Medalhas Concedidas e Ordem:
S. A, James Oberon Serpens Arquimides Andrea de Sabóia & Fraser. o Príncipe-Marquês da Alta-Sabóia
Cavaleiro da Ordem Civil de Sabóia
S. A. Ilmª, Massima Emanuela Bárbara Virgínia Leopoldina Visconti, a Princesa eleita de Milão
Dama da Ordem Civil de Sabóia
Ordem Militar de Sabóia
A Ordem Militar de Sabóia é uma Ordem Honorífica criada para condecorar os seus soldados por grandes feitos à Nação. Seu Fons Honorum é tradicionalmente o Chefe da Casa Real de Sabóia.
A Medalha é composta por uma "Cruz de Sabóia" de prata para o grau de militante e ouro para os demais graus - recoberta por esmalte branco e vermelho e circundada por uma coroa de louros em esmalte verde. Na parte superior há a representação da coroa de Giovanni I de Sabóia. No centro, um disco branco contém a inscrição "Al Merito ed Al Valore" e a insígnia do Monarca reinante responsável pela condecoração. A condecoração é entregue pessoalmente por Sua Majestade, na presença das tropas e de acordo com o grau da distinção.
Está dividida em quatro graus:
- Cavaleiro/Dama de Grã-Cruz (Privativo à Sua Majestade);
- Cavaleiro/Dama Grão-Oficial;
- Cavaleiro/Dama Comendador(a);
- Cavaleiro/Dama;
Medalhas Concedidas e Ordem:
Ordem dos Santos Maurício e Lázaro
A Ordem dos Santos Maurício e Lázaro é uma Ordem de Cavalaria concedida pela Casa de Sabóia. A Ordem foi formada pela União da Ordem de São Lázaro e da Ordem de São Maurício, em 1572. Foi criada como uma Comunidade Militar e Religiosa na época do Reino Latino de Jerusalém, provavelmente antes do ano 1090. Atualmente é uma ordem de caráter religioso e de caridade, condecorando figuras de destaque para estas qualidades.
A medalha é composta por uma cruz em trevo em branco-esmalte (Cruz de São Lázaro), com uma cruz de malta verde-esmalte colocada em sautor entre os braços da cruz em trevo. A medalha de cada classe, exceto a de Cavaleiro/Dama destinada à não-nobres, possui uma coroa dourada por cima.
Está dividida em cinco graus:
- Cavaleiro/Dama de Grã-Cruz (Privativo à Sua Majestade);
- Grão-Oficial;
- Comendador(a);
- Oficial;
- Cavaleiro/Dama;