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Guia de Convivência e Interpretações para Veteranos

(Feito por Arquimides; Créditos XVIII® RPG)

Considerações Iniciais:

 

     Veteranos são jogadores cujo conhecimento em Role-Play Games é vasto, embora não sejam os donos do conhecimento ou da escrita. Em muitos RPGs, percebemos veteranos se esnobando, ignorando ou até ofendendo novatos. Lembre-se que você já foi novato e, se todos os Jogadores Veteranos te ajudassem ou tratassem você de modo amigável, tudo seria mais fácil para você. Portanto, pense bem antes de ignorar ou agir de forma rude com pessoas que você julga inferior a você por ser novo no RPG. Em casos extremos de desrespeito essas atitudes podem levar você ao banimento do RPG-Sabóia e até a perda de sua boa imagem perante a comunidade RPGista.

Ajudando Novatos:

     Um bom Jogador Veterano tenta ajudar a todos e proporcionar um certo crescimento ao RPG. Imagine um RPG vazio? Não seria legal... 

     Enfim, sempre que puder, ajude os novatos na interpretação e no uso correto da escrita. No início, claro, muitos vão estranhar tal atitude sua, o importante é manter a calma e ser o mais amigável possível. Pessoas da administração podem observar atos como este e até selecionar pessoas para um cargo no RPG. Lembramos que o homem é julgado pelos atos que ele faz sozinho, não tente se exibir só quando está na frente da administração.

Guia de Interpretação para Iniciantes: Como o próprio nome já propõe, o Guia de Interpretação para Iniciantes tem como objetivo ensinar um pouco sobre a arte de interpretação. Sei que muitos vão se sentir inferiores por serem ''obrigados'' a lerem essa página, e justamente por isso é importante que ajude a divulgá-la como uma ferramenta de ajuda, e não como um objeto para leigos. Lembre-se que o conhecimento nunca é demais e que essa página não tem como objetivo diminuir alguém, mas fazê-lo crescer ainda mais. 

"O que é Interpretação, afinal?" Interpretar é o ato de realizar ações dentro ou fora de uma trama, mas muita gente não sabe que é isso. Um bom interpretador cria sua ''mini trama'' quando não há uma trama feita pela administração, criando assim fatos para interpretar. A interpretação depende muito de sua escrita e, por isso, você deverá prestar atenção antes de sair interpretando.


Como foi dito na página Guia do Novato, uma ação deve ser feita em acordo com a regra seguinte:

* -> descreva a ação entre os asteriscos. Pare com reticências se necessário e continue em balões seguintes até o fim da ação. -> *

"O que é descrever?" Descrever é relatar o que seu personagem estaria supostamente fazendo.

Lembre-se: Use no início de cada frase (ou em nomes próprios) a letra maiúscula é fundamental, e não esqueça da pontuação. As ações de pessoas que não sabem se expressar muito bem com palavras podem ser negadas por dificuldade na compreensão.

Uma Boa Descrição:

  • Respeita as normas de ações descrita na página Guia do Novato;

  • Utiliza um português padrão, nunca usando abreviações toscas da internet;

  • Aborda todos os fatos possíveis que ocorre no local, sendo o mais claro possível para o jogador que lerá.

  • Errar ainda é humano, se corrija sempre.

Turnos:

 

     Turnos podem ser definidos como ''vez'' de um jogador. Por exemplo: Quando você está jogando xadrez, há sua vez de mover uma peça. Um turno não é diferente. 
No RPG, um turno é a vez do jogador descrever sua ação. Respeitar o turno de uma pessoa é fundamental para que, a trama ou a mini trama seja, perfeita.
Você não pode chegar descrevendo mil ações uma mesma vez sem esperar a reação dos outros jogadores, isso se torna algo apelativo. Todo jogador tem direito a uma resposta, uma defesa.


Exemplo de formas erradas:
*Miro a arma para fulano, lançando um lampejo sangrento na região de seu tórax o fazendo desmaiar.*
*Em seguida, giro minha arma no sentido anti-horário e pego minha arma, que o disparo vai em direção a sua barriga, fazendo um orifício em seu peito, atingindo seu coração.*

 

Acima foram descritas 2 ações onde uma pessoa não respeitou o turno da outra. Você deverá deixar sua ''vítima'' ter chances de escapar ou de se defender.

Respeitando os turnos: 

 

Para respeitar o turno de uma pessoa, você deverá primeiro ler a ação dela. Por exemplo: Um homem chega no centro de Turim, descrevendo sua caminhada e parando no banco e você já estava na rua. Você deve descrever sua aproximação até ele (caso queira andar até ele) e aguardar este descrever que viu você chegando antes de lançar outra ação.

Exemplo:

Jogador 1: * Adentro a Galeria Apolo no St. Andrews, batendo solados até um dos sofás e onde me sentei. *
Jogador 2: * Em pé, ao lado da mesa, observo Jogador 1 pelo canto do olho, sentar-se e dou meia volta*
Jogador 1: * Elevo meu braço direito, sinalizando um cumprimento ao Jogador 2 *
Jogador 2: * Me aproximo do Jogador 1, após o mesmo sinalizar, e me sento ao seu lado *

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     O exemplo acima foi de uma ação simples. O respeito dos turnos deve prevalecer tanto em conversas quanto em ações mais simples. Caso houver 3 ou mais jogadores, saiba respeitar as ações deles também. 

Senso: 

 

     Ter senso é saber suas limitações, levando em consideração sua idade e a personalidade de seu personagem. Uma pessoa sem senso é aquela que não respeita as ações de um personagem ou faz coisas extraordinárias. Por exemplo: Pessoas que usam vários cortes e não respeita o turno da outra, pessoas que tentam desviar de disparos e não descrevem o cansaço de seu personagem, pessoas que acham que seu personagem é o homem de ferro ou um super-herói fazendo coisas que suas condições físicas não permitem, entre outros. No entanto, a defesa ou esquiva é um turno. Portanto se a sua defesa não incluir um contra-ataque, algo que lhe dê a vantagem de atacar ou então não incluir mesmo um ataque (EX: Esquiva + Ataque), o outro personagem poderá continuar a atacar.

 

Aprendendo a ter senso: Ser uma pessoa sensata não é muito fácil, mas não é impossível. Para ser uma pessoa sensata você deverá levar o RPG a sério, sabendo que se você atacar um Monarca você pode perder a sua vida ou se machucar seriamente e ser preso. Antes de tudo, leve em consideração a sua idade. Por exemplo: Você tem 11 anos, pense no que uma pessoa de 11 anos na época que o RPG se passa pensaria, no que faria numa situação de perigo e etc. Não tente ser herói ou um James Bond da vida, aprenda que se você morrer numa trama você terá de mudar de personagem e não poderá jogar mais com a personagem que morreu, preze por sua vida!

Uma pessoa sensata:

  • Descreve suas ações respeitando as das outras pessoas, descrevendo machucados ou operações que seu personagem venha a ter.

  • Descreve caminhadas, chegadas em locais e saídas.

  • Sabe seus limites humanos, interpreta-os de maneiras sensatas e sem medo de ser considerado fraco.

  • Respeita os turnos alheios, sendo superiores àqueles que não são sensatos.

  • Tenta ao máximo ser claro em sua ação, tem uma boa escrita e preza para que esta seja perfeita.

  • Nunca adentra locais que não é bem-vindo (por exemplo: ir ao palácio de caça quando na verdade teve a sua cidadania caçada e desconsiderar que seria preso na entrada, ou ir em uma das propriedades importantes de Nobres sem ter a devida autorização).

  • Ignora apenas pessoas que não escrevem direito ou acham que são meta-humanos ou algo do tipo.

  • Cria fatos mesmo quando não há tramas em OFF, levando em consideração a trama oficial (e fazendo coisas que não façam esta ser modificada).


Uma pessoa que não é sensata:

  • Ignora as ações de pessoas sensatas.

  • Adentra locais que não deveria.

  • Nunca descreve CAMINHADAS, CHEGADAS ou PEGADAS DE ESPADAS OU ARMAS e etc.

  • Acha que é meta-humano ou algo do tipo, fazendo coisas extraordinárias.

  • Nunca descreve que seu avatar está cansado ou algo do tipo.

  • Em trama, nunca interpreta e só vive no OFF ou até mesmo fica parado ao ver alguém ser atacado.

  • Escreve errado e usa abreviações toscas.

  • Acha que é o foda, ignora a todos e acha que apenas ele sabe interpretar.

  • Tenta matar todos por apenas olhar pra este;

  • Só interpreta em tramas oficiais (as vezes);


P.S.: As comparações acima não são para julgar as pessoas, mas fazê-las melhorar cada vez mais. 

​Criando a sua própria ON:

 

     A criação de ''tramas'' pela parte dos jogadores é permitida. Uma trama não é apenas uma onda de conversas, bravuras ou mortes, e sim coisas divertidas ou interessantes do cotidiano do Personagem também.
As tramas criadas pelos jogadores por vezes são chamadas de ''mini tramas'' e estas relatam geralmente o quotidiano personagem. Por exemplo: Conversas sobre as boas novas da sua Nação, pequenas festas, compras na feira, navegação nos mares e etc.

 

Uma mini trama não deve:

  • Afetar personagens que estejam off-line;

  • Haver mortes sem o print;


Uma mini trama pode e deve:

  • Abordar fatos do quotidiano personagem;

  • Ser realizada nos locais do públicos de cada País.

  • Ser realizada por todos;

Considerações Finais:

     As ''dicas'' relatadas acimas só terão efeito se vocês realmente quiserem mudar e aqueles que desejam isto só vão crescer cada vez mais. Aqueles que não desejam a mudança, porém, nunca vão sair do local onde se encontram.Lembramos que acima foram relatadas poucas dicas, o resto é com vocês (e seu instinto de Jogador), bom jogo!

     Esperamos que este pequeno guia seja útil a você que leu até aqui, e que sua carreira como RPGista seja repleta de boas ações e atitudes produtivas à todos. Boa Sorte, agora é com você!

Agradecimentos à Arquimides pela criação do Guia de Convivência e Interpretações para Veteranos.

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