Carregando
Carregando...
top of page
Exército.png

Guia de Interpretação para Iniciantes

(Feito por Arquimides; Créditos XVIII® RPG)

Considerações Iniciais:

     Ser Novato em RPGs ou leigo em Interpretação não é motivo de vergonha; vergonha mesmo é quem critica no lugar de ajudar o crescimento pessoal do próximo como jogador visto que ninguém nasce sabendo. Foi pensando no bem estar geral de todos os jogadores que a administração do XVIII criou em 2017 este manual simples e ilustrado, que ainda hoje se mantém bastante atual e útil para todos.

     Apesar do nome, este manual pode e DEVE ser usado sempre que houver necessidade, seja para aprender melhor ou apenas para sanar dúvidas. Esperamos que seja útil para você, jogador!

Por Onde Começar a Melhorar?

- Falas: Além de ter uma boa história, um bom personagem deve saber se expressar por meio da escrita. Não é permitido o uso de "internetês" dentro do RPG, um exemplo disso são as abreviações VC, TC, KD... Lembre-se também de que a Corte e a Realeza, são pessoas cultas e elegantes, usam sempre termos como: Senhor, Senhoria, Vossa senhoria, Vossa excelência, Majestade, respeitando é claro a sua idade ou título. A Classe Civil pode ser mais desleixada, assim como os Piratas, mas sem partir para as abreviações.

Importante: No início você encontrará muita dificuldade para ''falar corretamente'', aconselhamos uma boa leitura de um livro ou a consulta de algum dicionário em caso de dúvidas na escrita de uma palavra. Não tenha medo de errar, afinal isso é humano! Se corrija sempre e aceite sugestões de como melhorar, isso é só aumenta a sua experiência como jogador.

- ON & OFF: Além de saber falar corretamente, um bom personagem diferencia o mundo do RPG do mundo real. Para evitar o uso de falas do mundo real no RPG, foi criado há muito tempo um sistema chamado ON e OFF. Para que você possa entender a diferença e o modo de usar tal sistema, separamos abaixo a explicação de cada um:

ON: É o modo ''jogador'' ligado, ou seja, aquele personagem digno de um livro que existe em você! O ON deve ser usado para expressar as ações e falas de seu personagem no RPG. Você não falaria sobre carros ou celular se vivesse no século 18, por exemplo. Saiba diferenciar tais coisas. Para utilizar esse método, basta você falar como seu personagem falaria e escrever corretamente a sua fala.


Exemplo 1: Bom dia, Vossa Alteza.
​Exemplo 2: Majestade, olá, como vai? Espero que não tenha se sentido constrangido na noite anterior.

Imagem 1.gif

Importante: Acima temos apenas um exemplo de como seria uma fala em ON. Você não chamaria seus amigos (colegas no RPG) de senhor/senhora etc. O bom senso em suas falas em ON também é fundamental.

A lição que pretendemos passar até aqui é: Em ON não se pode falar de coisas que VOCÊ está falando; é o que o seu PERSONAGEM está a falar.

OFF: O OFF é seu modo ''jogador'' desligado, ou seja, a pessoa atrás do computador. Nesse método é permitido falar sobre tudo que não pertence ao mundo da trama (sem exageros, claro). Para utilizar o método OFF você deve escrever sua fala ente colchetes (''[]'') englobando todo o texto.

Exemplo 1: [Cara, você assistiu ao filme de ontem?] 
​Exemplo 2: Cara, você assistiu ao filme de ontem? []

Imagem 2.gif

​Importante: Embora seja permitido o uso de OFF dentro do RPG, você deve SEMPRE interpretar seu personagem. Evite usar OFF quando estiver no RPG, opte por sussurrar se desejar falar algo ao seu amigo, por exemplo. Pessoas da administração podem "kikar" você por mal-uso de tal sistema.

Interpretando uma Ação!

1ª Regra: Inicie sua ação com asterisco (*); e descreva seu movimento ou ação mutua (depende do contexto desta) e feche-a com outro asterisco (*) no final;


Exemplo 1: *O garoto caminhava rapidamente pelas vielas de pedra da cidade de Paris, a caminho de seu coche.*
Exemplo 2: *Elevou seu palmar destro até seu tricórnio e o tirou de sua cabeça, o pousando sobre a mesa.*

Imagem 3.gif

2ª Regra: Use (> <) ou (=S=) para descrever sussurros;


Exemplo 1: > Cuidado com o que você diz, pode acabar ofendendo o Rei <
Exemplo 2: Cuidado com o que você diz, pode acabar ofendendo o Rei = S =

Imagem 4.gif

3ª Regra: Use “>> <<” para descrever o que seu personagem está pensando;


Exemplo 1: >> O que será que ele está tramando? <<
Exemplo 2: >> Estranho. Porquê ela viria aqui a está hora da noite? <<

Imagem 5.gif

     Além dos exemplos acima, podemos dizer que as ações se dividem em duas, sendo elas: as belas e as curtas.

As ações curtas são usadas geralmente para descrever ações rápidas e precisas, corriqueiras do dia-a-dia. Já as belas, são usadas geralmente em eventos oficiais (mas pode se usar em qualquer situação) e demonstram o seu potencial personagem.

Muito Importante: Embora o nome seja ''ações curtas'' você não pode e nem deve descrever pequenas coisas (*Saca espada*, *Corre*, *Bate*, *Mata ele*). Ao usar ações MUITO CURTAS ou IMPRECISAS você pode acabar sendo ignorado pelos personagens do RPG.

Exemplo de ações curtas: *Agachando, este pegava o livro que caiu de sua mão.*

Imagem 6.gif

Exemplo de ações belas: *Ao caminhar rapidamente pela rua de pedra, Arquimides olhava por trás de seu ombro e percebia então que havia alguém o perseguindo. Este pegava a grande capa que vestia por cima de suas vestes e juntava as suas abas, ocultando todo seu corpo.*


​​Detalhe: O exemplo acima não caberia num balão de fala do Habbo. Portanto, apenas feche sua ação (usando asterisco no final) quando a mesma estiver terminada. Veja na ilustração:

Imagem 7.gif

Definindo o seu Personagem:

     Tudo o que foi dito e ensinado até aqui de nada valerá se você não definir o seu personagem. Para defini-lo, antes é preciso que você se pergunte algumas questões:

- Como seria você se fosse um Personagem?
- Como agiria?
- Do que gostaria?
- De que classe seria?

 

     Seja criativo e crie fatos de como seria seu personagem no RPG. Ter uma boa imaginação é um ótimo passo para desenvolver a biografia, contando um pouco da origem e acrescentando-o no mundo. Entretanto, tenha bom senso na hora de formular qualquer fato com relação ao seu personagem! Nos RPGs, não existe apenas um protagonista, tampouco aquele personagem super poderoso e indestrutível.

 

     Consulte a administração para se encaixar na sociedade e seja livre para traçar os seus caminhos. Há Role-Plays onde um sistema de Classes é colocado à disposição, já há outros onde as classes não são algo tão relevante, como neste aqui. 

Considerações Finais:

     O Guia de Interpretação para Iniciantes acaba aqui, mas o aprendizado é sempre algo constante. Só a prática te levará ao conhecimento!

     Se errar, não tenha não tenha vergonha ou medo de se levantar e seguir em frente! No caminho rochoso da vida, assim como nos jogos e RPGs, você encontrará muitas pedras e em alguns trechos precisará aprender a passar por elas. Mas neste caminho, também haverão flores, árvores com sombra e frutos e fontes que lhe matarão a sede e ajudarão a seguir em frente após as dificuldades.

     Esperamos que este pequeno guia seja útil a você que leu até aqui, e que sua carreira RPGista seja humilde e prestativa também com os próximos que precisarão de conhecimento. Boa Sorte, agora é com você!

Agradecimentos à Arquimides pela engenhosidade, criatividade e prestatividade em criar e ilustrar este manual para as futuras gerações de membros do XVIII® e associados. O mundo é melhor com gente como você!

bottom of page